O mundo pós-moderno é complexo, com estímulos constantes que podem gerar estresse crônico, levando a transtornos mentais como ansiedade e depressão principalmente em ambientes de alta pressão. Artigos científicos indicam que a pandemia da Covid-19 agravou a situação, aumentando a prevalência desses transtornos. A ansiedade é marcada por preocupação e nervosismo excessivos, dificuldade de concentração, sono e relaxamento, e ataques de pânico. A depressão é caracterizada por tristeza, desânimo, perda de interesse em atividades prazerosas, cansaço, falta de energia e esperança, e dificuldade de decisão e pensamento claro.
A combinação de ansiedade e depressão pode criar um ciclo vicioso, levando a uma vida de sobrevivência. As pessoas neste ciclo podem se sentir tão preocupadas com o futuro e possíveis erros que se tornam incapazes de assumir riscos ou compromissos. Elas também podem se sentir tão desmotivadas e cansadas que se contentam em apenas sobreviver, sem buscar sucesso ou realização pessoal.
Portanto, é essencial a adoção de medidas e programas específicos que visem à diminuição e à prevenção dos transtornos psíquicos.
Para quebrar este ciclo, é necessário reconhecer o transtorno mental e buscar ajuda. O tratamento pode incluir terapia, medicamentos ou ambos.
Além do tratamento profissional, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a quebrar o ciclo vicioso:
• Corpo: cuide da sua saúde física. Dormir o suficiente, comer alimentos saudáveis, praticar exercícios regularmente e técnicas de relaxamento como a meditação e a respiração profunda podem ajudar a reduzir o estresse e melhorar o seu humor.
• Alma: transforme sua mente segundo o padrão do Senhor (mente de Cristo) como ordena Romanos 12.2 (Não se conformem com este mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.) e reestruture seus pensamentos com o filtro de Filipenses 4:8 "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas."
• Espírito: Nosso exemplo de vida é o Senhor Jesus, que nos ensinou a dar atenção ao presente, não ao futuro: não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal (Mt 6.34). O apóstolo Paulo aconselhou-nos a nos esquecer das coisas que atrás ficam (Fp 3.13), referindo-se ao passado. Disciplinas espirituais como orar, ler a Bíblia, participar de uma comunidade cristã, perdoar os outros e ser grato oferecem orientação, conforto, apoio, encorajamento, e ajudam a liberar amargura e ressentimento, contribuindo para a quebra do ciclo vicioso da ansiedade e depressão.
Dr. Aldrin Marshall